Quem Somos

A APPACDM (Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental) de Condeixa-a-Nova é uma instituição particular de solidariedade social sem fins lucrativos, reconhecida como Pessoa Colectiva de Utilidade Pública.

Origem

Desenvolvemos a nossa atuação promovendo a integração na sociedade do Cidadão com Deficiência Mental, respeitando os princípios de normalização, personalização, individualização e bem-estar, nas áreas da educação, trabalho, segurança social e saúde. Somos a única instituição no concelho que intervêm na área da reabilitação da pessoa com deficiência mental.
O centro Educacional de Condeixa-a-Nova surge em Novembro de 1982 numa pequena casa do Bairro do Ciclo, pertencente à então Delegação Distrital de Coimbra da APPACDM, apoiando na altura 11 crianças. As inadequadas condições daquele pequeno Centro, e o elevado número de casos em lista de espera, levaram à construção de um edifício, que veio a ser inaugurado em Março de 1988.
Progressivamente foram-se criando condições favoráveis à sua autonomização e em Janeiro de 1992, a APPACDM de Condeixa-a-Nova constitui-se como Delegação possuindo uma extensão - o Centro Educacional de Soure. Por questões de carácter jurídico-administrativo, durante o ano de 2000 todas as Delegações existentes a nível nacional e dependentes da Direção Nacional da APPACDM, foram extintas e constituíram-se em Associações. Foi o que aconteceu com a APPACDM de Condeixa-a-Nova em Agosto desse mesmo ano.

Intervenção Institucional

A intervenção APPACDM baseia-se numa perspectiva integrativa e globalizante, encarando sempre o individuo com deficiencia mental com um potencial de aprendizagem a ser explorado quer a nível intelectual, quer na promoção do desenvolvimento afectivo e psicossocial.
Todo o processo de intervenção centra-se na valorização positiva e continua das evoluções individuais, promovendo a interiorização de atitudes, com um efeito multiplificador que permita aos indivíduos o desenvolvimento mais harmonioso, com vista a uma melhor integração.
Atendendo ao envelhecimento progressivo dos nossos utentes, temos vindo gradualmente a abandonar o modelo de intervenção desenvolvimentista e adoptar um modelo ecológico, o que significa que os planos individuais têm vindo a ser ajustados de uma forma a que estes se aproximem cada vez mais do seu contexto familiar e social, ajudando-os a construir um projecto de vida mais autónomo e refletido.
Assim, definimos para cada ano um conjunto de Propostas Ocupacionais e Terapêuticas onde cada sujeito poderá encontrar a resposta às suas necessidades e interesses.
Conscientes que grande parte das dificuldades de integração não se relacionam tanto com competências técnicas ou desempenho estreitamento profissional, mas sim com o nível do desenvolvimento pessoal e social, privilegiamos a Formação Pessoal, Cívica e a Educação para o trabalho.


Destinatários

Apoiamos jovens e adultos de ambos os sexos, a partir dos 15 anos, com qualquer grau de deficiência mental e outras deficiências associadas ou não, bem como indivíduos com grandes dificuldades de adaptação sócio-profissional.

footer_logo

Rua de Longjumeau, nº 57 Bairro do Ciclo
3150-122 Condeixa-a-Nova
239 942 898